Transtorno de personalidade masoquista

Dom Stavale
3 min readApr 23, 2021

--

Esse aqui é um assunto sério.
O que é o transtorno de personalidade masoquista?
Primeira coisa a se entender, o termo foi alterado, depois de muita discussão, para transtorno autodestrutivo de personalidade.
Isso é o masoquismo erótico, como nos referimos ao masoquismo dentro do BDSM?
Não.
O transtorno autodestrutivo de personalidade se dá, a grosso modo, quando uma pessoa coloca as necessidades de outras na frente das suas, dando mais importância para as necessidade dos outros do que para as suas, por vezes negligenciando seus problemas ou situações e tentando resolver os dos outros.
São as pessoas que tem prazer em melhorar a vida alheia, deixando aquilo que é importante pra ela de lado, levando a um tipo de autodestruição, caracterizado por um padrão patológico de comportamento autodestrutivo, que tem alguns traços em comum.
Pessoas que tentam satisfazer as necessidades do outro sem que este lhe peça isso, não são ambiciosos e nem competitivos, justamente para não competir com o outro, procuram sempre tratar todos muito bem, com medo de magoá-los, nunca criticam, julgam e sempre tem muita tolerância para com o outro, mesmo quando ofendido ou abusado, não gostam de ser o centro das atenções, tem muita paciência para com o outro, geralmente são éticos, verdadeiros e honestos, sendo que a ingenuidade é um ponto alto, uma vez que nunca observam segundas ou má intenções.
Geralmente se apegam a relacionamentos tóxicos ou abusivos, sempre negando a questão e ignorando ajudas externas.
Haaaaa Stavale, então se eu me enquadrar em qualquer um desses traços, eu tenho esse transtorno?
Não necessariamente.

Existem alguns critérios que podem ou não apontar esse tipo de transtorno.
Geralmente caracteriza-se por um padrão de comportamento autodestrutivo, frequentemente levando a pessoa a se negar experiências prazerosas, ou se sentir atraída por relações ou situações abusivas que vão causar grande sofrimento.
Geralmente esse transtorno é observado quando a pessoa se “enquadra” em um desses exemplos abaixo:
Quando existem pessoas, situações ou relações que levem a fracassos ou a maus-tratos, mesmo tendo opções claras que não levem a isso.
Não aceitar ou tornar ineficaz as tentativas de ajuda de outras pessoas, quando nessas situações.
Sente-se culpado após situações de conquistas, ou de eventos pessoais positivos.
Provoca respostas de irritação e rejeição, ou seja, procura irritar, humilhar ou mesmo colocar o outro pra baixo, e quando isso acontece se sente mal.
Se nega a sentir prazer ou divertimento.
Costuma ajudar os outros em suas tarefas, não cumprindo as suas.
Demonstra rejeição para com as pessoas que lhe deem uma bom tratamento.
Sacrifica-se e se compromete com o outro, mesmo sem a solicitação deste.
Ou seja, o transtorno de personalidade masoquista nota-se através de comportamentos prejudiciais a própria pessoa, exigindo intervenções clínicas, que por vezes demoram a demonstrar efeito, uma vez que a pessoa se nega a enxergar e reconhecer o problema.
Mas Stavale, o que isso tudo tem a ver com BDSM, além do nome?
Simples, vejo muito esse comportamento em pessoas do meio, que insistem em procurar ou se relacionar com abusadores e redflags, mesmo após alguns oferecerem ajuda e acolhimento.
Fica a dica.
Espero ter ajudado.
Beijos e abraços
Dom Stavale.

--

--

Dom Stavale
Dom Stavale

Written by Dom Stavale

Dominador, com a intenção de desmistificar e explicar sobre BDSM, através dos conceitos adquiridos com estudos e vivências.

No responses yet