Pronomes na liturgia
Vejo muita gente falando groselhas sobre a liturgia por aqui, não sei se por falta de entendimento ou porque tem preguiça de aprender o correto.
Então vou tentar elucidar uma questão que vejo muito quando falam sobre liturgia e ver se consigo jogar uma luz sobre isso.
Uma coisa a se entender é que liturgia é o conjunto de regras, bases e protocolos que regem o BDSM nacional, sim, lá fora são regras, bases e protocolos, mas aqui preferiram usar o termo liturgia.
Uma das lendas sobre a liturgia, e a que mais me deixa indignado, é que supostos entendidos, que pelo visto falam mal da liturgia mas nunca pararam nem para discutir ou conversar sobre ela, é a de que todo TOP deve ser chamado de senhor.
Essa é a maior besteira que falam sobre liturgia.
A liturgia, ou protocolos, dizem que todo TOP deve ser chamado de senhor dentro de um contexto seja da relação ou de um evento litúrgico.
Haaaaa então isso significa que todo TOP pode mandar em qualquer bottom?
Não
Se uma pessoa que você nunca viu chegar e exigir que você o trate de senhor, mande passear e bloqueie, sim estou sendo educado.
A liturgia, supostos críticos, prestem atenção, diz que o honorífico senhor, deve ser usado quando ambos, TOP e bottom, ja tem uma relação estabelecida, relação essa, previamente acordada em negociações, podendo ser o honorífico alterado de acordo com o gosto do TOP.
E em eventos?
Simples, tratar uma pessoa por senhor, não significa que ela pode lhe dar ordens, significa que você esta respeitando a hierarquia em um evento ou local apropriado para isso.
Então devo tratar por senhor qualquer TOP em um evento litúrgico?
Sim.
Isso permite que ele me de ordens?
Não.
Simples assim.
Haaaaa e aqui no instagram ou em qualquer rede social?
Ai é uma escolha sua, a rede social é sua e você ou sua comunidade escolhe se vai usar os honoríficos ou não.
Lembrando que chamar alguém de senhor não significa que essa pessoa possa lhe dar ordens, significa apenas que esta respeitando a hierarquia dentro do BDSM, é isso que nós, praticantes sérios, defendemos nesse contexto.
Então parem de falar mal da liturgia e se concentrem em quem usa a liturgia para justificar abusos.
Espero ter ajudado
Beijos e abraços
Dom Stavale
#domstavale