Dom Stavale
2 min readApr 11, 2021

Problemática interessante que discutimos outro dia no grupo de estudos.
Sobre como uma galera "vende" o BDSM apenas como forma de "apimentar uma relação".
Acredito que esse seja apenas um entendimento muito raso e bem superficial do que é o BDSM.
Entendam, uma coisa é levar a idéia de que os "fetiches" podem apimentar uma relação.
Até ai ok.
Agora dizer que o BDSM serve para apimentar a relação é coisa de quem precisa estudar e se aprofundar nos entendimentos sobre o meio.
Claro que essa fala serve muito como uma porta de entrada, e não podemos invalidar nesse sentido, mas me preocupo com a visão com que as pessoas, que entram por esse viés ou interesse, acabam por se dizerem praticantes, sem se aprofundaram nos estudos de uma relação D/s e acabam por ficar nessa superficialidade dos fetiches empregados dentro do quarto.
Nada contra.
Mas não podemos dizer que isso é BDSM.
Nesse sentido, existe toda uma desvalorização, própria do meio ja, em desmerecer todo o contexto que levou a criação do BDSM, em validar apenas aquilo que eles falam e em esquecer toda a origem e os porquês da criação do BDSM.
Não podemos deixar de lado que somos uma contracultura, que temos um estilo de vida e que nossas relações, baseadas em hierarquia e fluxo de poder, são bem mais do que os fetiches soltos que "apimentam as relações baunilhas".
Então o uso desse argumento, acaba caindo por terra e invalidando o conceito central do BDSM, que é o de trazer regras, bases e protocolos para as relações, a fim de trazer responsabilidade, igualdade e segurança a estes fetiches, além de apresentar uma forma de vivência baseada em hierarquia.
Bom, fica aqui meu esclarecimento e desejos de que, se pretende se aprofundar numa relação onde existe hierarquia e troca de poder, estude e entenda que o BDSM não veio para apimentar relações.
Espero ter ajudado.
Beijos e abraços
Dom Stavale

Dom Stavale
Dom Stavale

Written by Dom Stavale

Dominador, com a intenção de desmistificar e explicar sobre BDSM, através dos conceitos adquiridos com estudos e vivências.

No responses yet