Origens
Origem das práticas e do meio no Brasil.
Pois é, assunto bem controverso, pois sabemos que a busca pela realização dos desejos mais escondidos sempre existiram, em qualquer etnia.
Historicamente sabemos que as “parafilias” como conhecemos hoje remontam a milhares de anos, desde os primórdios do homem.
Apesar de tudo que dizem, a condição humana de buscar aquilo que mais lhe agrada e lhe da prazer sempre existiu.
Na Roma antiga, mesmo na Babilônia, existem registros de que a busca por uma sexualidade feliz já era realizada.
Mas como essa “busca” veio parar no Brasil?
Simples, o lugar onde a maioria das práticas foi idealizada foi na Europa.
Sabendo que a Europa é o berço da civilização moderna, e que os europeus se espalharam pela maior parte do mundo, esta explicado.
Quando os europeus vieram para o Brasil, trouxeram seu modo de vida, da qual fazia parte também os costumes sexuais.
Desde a prostituição, que praticavam, no início com a população nativa, até as práticas que derivaram das torturas que realizavam, como por exemplo o painplay.
Quando se espalharam pela Ásia, acabaram por conhecer novas práticas exóticas, que trouxeram também para o Brasil.
Com a vinda da família real de Portugal, ainda mais parafilias vieram, claro que não eram conhecidas por “BDSM”, nem existiam as bases que vieram depois para tentar tornar o SM mais “seguro”.
Esse SM, sadomasoquismo, perdurou durante anos, até que por volta da década 70, começaram os primeiros movimentos na Europa e nos EUA, com a cultura leather, basicamente homossexuais que gostavam de se vestir e se portar de modo a afrontar a sociedade, com muito couro.
Foi ai que começou a busca por um SM mais “seguro”, sendo assim, com a adição de outras práticas, teve-se origem o BDSM.
Por volta do final dessa década, chega ao Brasil a ideia de SM que teve como primeira fonte a maravilhosa Wilma Azevedo, escritora assumida SM publicamente.
No início dos anos 80, o escravo da nobre Wilma, Cosam Atsidas tentou fundar uma Associação de membros BDSM que infelizmente não foi adiante.
Se tivesse ido, hoje talvez tivéssemos uma “comunidade” real.
E em 1992, uma submissa que depois viraria dominadora, a nobre Bárbara Reine, junto a nobre Wilma e seu escravo, com mais algumas pessoas, fundaram o grupo SoMos.
Depois disso, com a chegada da internet o assunto foi se espalhando, com a criação do site Desejos Secretos, acabaram trazendo traduções e disseminando o BDSM no Brasil.
Claro que essas conclusões foram tiradas de muito estudo sobre o tema, e como historiador sei que a história é mutável e depende muito do ângulo daqueles que viveram a época.
Espero ter ajudado.
Beijos e abraços.
Dom Stavale.