BDSM não se estuda.

Dom Stavale
4 min readFeb 19, 2022

--

Tendo em alta alguns programas, podcasts e lives sobre o meio, com pessoas que dizem que o meio não se estuda, me vi obrigado a falar sobre essa frase e o quanto ela esta sendo distorcida e enviesada.
Quando alguns falam que o meio não se estuda, se pratica, me pego refletindo sobre a responsabilidade de quem fala algo do tipo.
Inclusive me pego revendo, assistindo e lendo, por vezes, essas mesmas pessoas falando que para se praticar o BDSM necessita-se de entendimento, de vivência e sim, de estudos, inclusive vendendo e propagando cursos de estudos sobre o meio.
Hipocrisia?
Falta de bom senso?
Esquecimento?
Acredito de verdade que nada disso. Pelo menos quero acreditar.
Infelizmente muita gente hoje em dia enviesa e distorce as palavras das pessoas.
Qual o nível de responsabilidade de uma pessoa que fala para alguém que esta chegando no meio, que nunca fez, ou ouviu falar de uma prática, ao dizer que essa pessoa deve praticar sem estudar?
Sem saber o que vai acontecer com ela?
Qual o nível da responsabilidade dessa pessoa, quando estes novos praticantes forem abusados?
Sabem qual a fala?
Haaa o BDSM é para maiores, ela (ele) sabia onde estava se metendo.
Sabia como se não estudou?
Se não entendeu ou descobriu onde estava se metendo?
Conseguem entender a incoerência disso?

Como uma pessoa vai procurar um evento, casa, praticante ou seja la o que for referente ao meio, com segurança e responsabilidade, sem estudar e saber onde e para que esta indo?
Então sentem o bumbumzinho ai e parem de falar groselha.
Pensem.
Ninguém sai dirigindo sem fazer auto escola.
Por isso eu acredito muito que estas pessoas querem dizer que o meio deve sim ser vivenciado e praticado mas nunca sem a pessoa saber onde esta entrando.
E como saber onde esta entrando?
Com a reza dos Deuses do BDSM?
Não, estudando, lendo, conhecendo o meio, para só depois colocar em prática aquilo que leu, entendeu e estudou.
Um degrau de cada vez.
Leiam, estudem, consumam informação SIM, de várias fontes diferentes se for necessário, assumam para si a ideia de que se um fala A e o outro B o seu bom senso vai lhe dizer o que é certo e errado.
Agora, honestamente, sair por ai dizendo que o meio não deve ser estudado e sim praticado, de forma direta, sem nem entender onde, como e com quem esta se mentendo, só demonstra duas coisas:
Ou muita inocência, achando que os supostos praticantes por ai não são abusadores e que todos são legais no sentido de acolher as pessoas...
Ou de uma irresponsabilidade absurda, achando que ainda estamos na década de 80 e que o estudo e a leitura, o acesso a informação, hoje em dia tão facilitado pela tecnologia não nos serve mais para nada.
Ninguém aqui esta dizendo que existe um curso, escola ou faculdade sobre BDSM, o que existem são pessoas dispostas a levar informações lúcidas e de bom senso a quem esta chegando, de forma coerente e educativa por vezes. Seja através de áudio, vídeo ou texto.
E antes que levem informação enviesada ou distorções sobre este texto pras pessoas por ai, digo, isso não é uma crítica pessoal, não estou dizendo que as pessoas não devem praticar BDSM.
Estou dizendo que elas devem estudar e se informar sobre o meio sim, antes de praticarem.
Assim como para qualquer coisa.
Antes de começarem lutas, esportes, profissões, pesquisas, qualquer coisa, devem estudar sobre aquilo.
Como eu disse antes, talvez, a 20 ou 30 anos atrás, quando o acesso a estas informações era mais dificil, o ideal fosse outro e o acesso as informações talvez fosse na prática.
Hoje em dia as coisas são diferentes.
E novamente apelo para a humildade de vocês, não vejam este texto como uma reprimenda ou crítica pessoal, mas sim como a possibilidade de evoluir em seus conceitos, que podem estar ultrapassados.
Então, sejam coerentes e responsáveis.
Espero ter ajudado.
Beijos e abraços.
Dom Stavale.
#domstavale

--

--

Dom Stavale
Dom Stavale

Written by Dom Stavale

Dominador, com a intenção de desmistificar e explicar sobre BDSM, através dos conceitos adquiridos com estudos e vivências.

No responses yet