Dom Stavale
3 min readMay 18, 2021

Baixo protocolo é geralmente usado em situações em público ou perto de pessoas que não são praticantes.
Usado para manter as pessoas baunilhas ou de fora do meio, alheias a natureza do evento.
Um evento de baixo protocolo apresenta regras simples, como o uso dos honoríficos de forma casual, com regras que não aparentam a verdadeira dinâmica da relação.
Geralmente usado em encontros informais, onde os praticantes se reúnem para conversar ou mesmo trocarem ideias.
No médio protocolo observa-se o uso de Títulos honoríficos e as regras são geralmente informadas em convite.
Usado, na maior parte das vezes em eventos com a presença tanto de praticantes quanto de baunilhas, justamente para que esses últimos tenham um gostinho do universo que permeia o meio.
A grosso modo, essas regras falam sobre não se comunicar com bottons encoleirados sem a permissão do dono, bottons geralmente se sentam no chão aos pés do dono, bottons sem coleira pedem permissão antes de se dirigirem a um TOP e por aí vai.
Educação, falar baixo, e postura sempre são bem-vindos.

O Alto Protocolo é comumente utilizado em ambientes fechados, somente com praticantes de BDSM.
Um protocolo mais minucioso, onde além das regras observadas no médio protocolo, bottons nunca olham nos olhos dos TOPs, não dirigem a palavra a TOPs a não ser com permissão do dono, bottons sem coleira ficam em ambientes específicos com bottons encoleirados e não se misturam aos TOPs, além das regras informadas e pré combinadas com os anfitriões, como o uso de roupas ou comportamentos específicos.
A servidão nestes casos é de forma geral, ou seja, todos os bottons respeitam e obedecem a todos os TOPs, claro que os bottons encoleirados sempre devem consultar seus TOPs caso alguém solicite algo, por isso a importância de bottons encoleirados usarem as coleiras de posses, assim qualquer TOP sabe que antes de dar uma ordem aquele bottom, devem consultar seu dono.
Outra coisa, bottons nunca andam junto ou a frente de seu TOP, sempre alguns passos atrás, a não ser que seja uma dinâmica particular do casal.
De forma geral e a grosso modo, essas são as particularidades e diferenças entre os três protocolos.
Lembrando que algumas coisas podem ser diferentes do que descrito aqui, uma vez que cada casa e anfitrião pode ter uma visão diferente em cada evento.
Espero ter ajudado.
Beijos e abraços.
Dom Stavale.

Dom Stavale
Dom Stavale

Written by Dom Stavale

Dominador, com a intenção de desmistificar e explicar sobre BDSM, através dos conceitos adquiridos com estudos e vivências.

No responses yet