Aprovação
Essa semana, busquei entender e me aprofundar no que significa a tal necessidade de aprovação que vejo tanto no meio.
Depois de alguns estudos e de me aprofundar na coisa, a conclusão que cheguei foi a de que o "precisar" da aprovação é que é o problema.
O comportamento das pessoas que mantém alguma preocupação em serem amadas, reconhecidas ou aceitas, é normal.
O problema é quando isso vira uma necessidade, uma dependência emocional.
E essas questões são problemáticas, porque trazem distorções cognitivas, e emocionais.
Uma das teorias sobre isso, é a de que a necessidade de reocnhecimento e de aprovação, baseiam-se em uma crença irracional, que caracterizam-se por serem interpretações ilógicas e distorcidas da realidade.
Então para retirarmos estas questões sobre aprovação de nossos comportamentos, pecisamos entender que, nunca vamos conseguir agradar a todas as pessoas, haverá sempre alguém que em algum momento irá discordar de você. O segredo é como você vai lidar com isso, e em como pode discutir, de forma racional, sem mudar contextos e enviesar conversas, para que cheguem em um, ou o mais próximo possivel de um denominador comum.
Logicamente, se não vai agradar a todos, a aprovação destas pessoas deixa de ser importante, e por ultimo, mas não menos importante, parar de usar palavras como: tenho que, preciso que, pois são argumentos que, se não cumpridos, trarão uma baixa auto estima.
Então essa galera do meio, que precisa ficar se provando e exigindo que os outros provem algo, não passam de pessoas vazias, que sofrem sim, de uma patologia enorme, a necessidade de aprovação.
Espero ter ajudado.
Beijos e abraços.
Dom Stavale
#domstavale