Anomia
A definição sociológica de anomia é a seguinte:
“Estado da sociedade em que desaparecem os padrões normativos de conduta e de crença, e o indivíduo, em conflito íntimo, encontra dificuldade para conformar-se às contraditórias exigências das normas sociais”.
Vamos pensar nisso dentro do BDSM.
“Estado da sociedade em que desaparecem os padrões normativos de conduta e de crença”.
O que significa isso?
No BDSM existem padrões, regidos pelas regras, bases e protocolos.
“E o indivíduo, em conflito íntimo, encontra dificuldade para conformar-se às contraditórias exigências das normas sociais”.
Quando alguns deixam de seguir essas regras, bases e protocolos, encontrando dificuldade para aceitar essas exigências impostas pelas regras, bases e protocolos do meio, temos a Anomia.
Que é o fato desses supostos praticantes não assumirem ou simplesmente não quererem assumir essas regras bases e protocolos, não aceitando e não querendo cumprir ou assumir um compromisso com essas regras, bases e protocolos.
Partindo desse princípio, de que resistem a aceitar essas regras, bases e protocolos, podemos observar que esse fenômeno não é restrito ao BDSM.
É de forma geral observado em várias culturas e civilizações.
Quando grupos sociais aceitam, ou elevam aqueles que fazem isso, temos a fomentação da anomia.
Esse fenômeno já foi muito observado e estudado, no que se refere a ser empregado em países menos desenvolvidos, tornando os comportamentos “inaceitáveis” normas sociais.
Vemos isso acontecendo muito com o BDSM.
Dentro de um contexto tão amplo quanto o do meio, a anomia é muito observada.
Vemos muita gente quebrando regras sociais, de convivências básicas, e regras de segurança, no entendimento de que aquilo é algo normal.
Por exemplo, realizações de práticas online, extorsões, abusos psicológicos e físicos, não uso da safe, não permitir que bottom devolva a coleira e por aí vai.
E quando as pessoas concordam, aceitam e batem palmas ou elogiam, esse tipo de coisa, observamos que esse fenômeno é muito presente.
A questão é como lidar com isso?
Informação?
Aceitação?
Conscientização?
Acredito ser uma mistura de tudo isso.
Espero ter ajudado.
Beijos e abraços.
Dom Stavale.